Me aposentei! E agora?
Compartilhe

Me aposentei! E agora?

Atualizado em 16/11/2013



A aposentadoria é uma fase da carreira, mas pode se tornar um período difícil. Confira algumas dicas para afastar a depressão pós-aposentadoria.

Me aposentei! E agora?

Depois de anos de trabalho e produtividade chega a hora de se aposentar. Para muitos, pendurar as chuteiras é um alívio. Mas para outros, ficar ocioso pode ser um tormento. A falta de atividades e o tempo desocupado castiga e pode até levar muitos de nós à depressão e a outras séries da doenças associadas ao mal da ociosidade. Isso porque não há o costume de se preparar, psicologicamente ou até financeiramente para esta etapa da vida.

O trabalho organiza toda a nossa vida. Inclusive o lazer é definido em relação ao trabalho. Desde a infância, os nossos pais nos preparam para ter responsabilidades. Passamos 30 anos trabalhando, mas não nos preparamos para a saída, em geral.

A preparação para a aposentadoria deve começar bem antes dessa fase chegar. Avaliar quanto tempo falta para a parada e o que pode ser feito nesse período é fundamental. Por isso aconselha-se nutrir amizades sempre, não só ligadas ao trabalho, para que, quando a velhice chegar, os amigos estejam por perto.


Não deixe sua vida organizada apenas em função do trabalho, e não faça do trabalho toda sua felicidade. Lembre-se que ele é apenas parte e é preciso focar outras coisas, como estar sempre com a família, viajar e passear. Pra quem já se aposentou é muito interessante buscar um hobbie, um esporte, algum trabalho voluntário que te traga valor e bem estar.

Vamos lá gente, atividade sempre!



Fonte: Pioneiro

Mais notícias: